Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

Dinâmica do Balão.

Olá Galerinha,


Estou passando pra compartilhar com vocês uma dinâmica bem bacana que realizei em uma oficina com a minha turma essa semana, os meninos se divertiram bastante. 

Dinâmica do Balão

OBJETIVO: Cooperação, Respeito e Valores Pessoais, União. Proporcionar a descontração e a integração entre as pessoas, além da análise da relação ganha-ganha dentro de um grupo.

Nº DE PARTICIPANTES: Não há limites.

MATERIAL: Uma bexiga para cada participante e um rolo de barbante.



DESENROLAR: O facilitador entrega para cada participante uma bexiga. Em seguida pede pra que cada um encha sua bexiga, amarre com o barbante e depois prenda no próprio tornozelo, em seguida passando o barbante para o próximo para que faça o mesmo, como forma de que todos fiquem conectados com pelo barbante.

Quando todos tiverem executado o que foi pedido, o facilitador solicita que todos se encaminhem para o centro da sala , pede para que os participantes enxerguem o balão como sendo o seu maior sonho e diz: “Aquele que me apresentar a bexiga cheia, ganha um prêmio.”. Normalmente, ao ouvir a ordem todos saem tentando estourar a bexiga um do outro, ao passo que bastaria que todos apresentassem suas bexigas para que todos ganhassem o prêmio.

QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:

1.  Recolocar a ordem dada a questionar se em algum momento foi colocado que somente um   deveria apresentar a bexiga cheia.
2.  Dentro de um grupo o que é mais importante a competição ou a cooperação?
3.  Como alcançamos a cooperação?
4.  Qual a importância da relação ganha-ganha dentro do grupo? E do projeto?
5.  Quais as possíveis implicações deste tipo de atitude para o individuo? Para o grupo? Como podemos minimizar a competição natural?


  No fim do debate ofereça a todos um chocolate ou algo simbólico, como forma de premiação pela reflexão sobre união. Até a próxima.


      


Nenhum comentário:

Postar um comentário